Notícias

Hospital Gaia/Espinho testa com êxito "armário inteligente" de farmácia.

Idealizado e concebido pela Datelka, o projecto do Armário Inteligente RFID contou com o envolvimento de várias empresas nacionais que, durante um período de 12 meses, desenvolveram protótipos e afinaram conceitos que culminaram com a fase de produção. De Sintra à Marinha Grande, da estrutura dos armários ao revestimento interior - passando pela electrónica de controlo e comando – o Armário Inteligente RFID é um exemplo vivo do que a cooperação entre empresas nacionais pode conseguir. O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho apadrinhou o projecto e equipou a farmácia de ambulatório com sete armários para controlo de medicamentos, o que representa mais de 50% dos custos com produtos farmacêuticos. O Hospital de São Bernardo em Setúbal tem em curso um projecto piloto para Controlo de Reagentes no laboratório do Serviço de Urgências.

Centro Hospitalar implementa sistema pioneiro para apurar segurança na farmácia

É o primeiro hospital público, em todo o país, a implementar esta nova tecnologia: um investimento co-financiado em 75% pela Administração Central do Sistema de Saúde – ACSS. De forma a apurar os níveis de segurança da Farmácia Hospitalar, o Centro Hospitalar Gaia/Espinho implementou um novo sistema de distribuição e armazenamento de medicamentos, que utiliza a tecnologia RFID – Identificação por Rádio Frequência, de forma a garantir um alto nível de segurança, quer para o utente, quer para o profissional.

Ainda mais segura para o utente e para o profissional, esta nova tecnologia está a ser utilizada, numa primeira fase, no controlo da medicação de ambulatório que representa, no universo hospitalar, mais de 50% do total dos custos com produtos farmacêuticos. Entre a medicação de ambulatório, encontram-se, por exemplo, os produtos biológicos e os destinados ao tratamento de doenças infecciosas, ambos de custo muito elevado. O novo sistema traduz-se em blocos de armários, com uma estrutura adaptada a um ambiente controlado por radiofrequência, incluindo filtragem para o exterior e optimização do ambiente interno de leitura.
Os dois aspectos mais importantes a ter em conta no armazenamento e distribuição de medicamentos são a segurança e rastreabilidade. Com o novo Armário Inteligente RFID, passa a ser possível obter informação de todos os produtos existentes numa área controlada, inscrever a data de validade e controlar as quantidades movimentadas.

veja a nota de imprensa do chvnge

Partilhar